Aparelhos Auditivos + Sons - Clínica da audição - Aparelhos auditivos - Porto Alegre
 

Aparelhos Auditivos

O que são aparelhos auditivos

Um aparelho auditivo é um equipamento eletrônico, movido a bateria, que amplifica o som, alto o suficiente para que seja ouvido confortavelmente por um indivíduo com impedimento auditivo. Consiste basicamente em um microfone que capta o som em seu ambiente acústico e os transforma em sinais eletrônicos, um amplificador que amplifica seletivamente os sinais acústicos eletrônicos e um receptor que é um equipamento muito pequeno que altera os sinais elétricos e assim transmite o som para o ouvido.

A tecnologia dos aparelhos auditivos fica mais sofisticada a cada dia. Enquanto os componentes básicos dos aparelhos são os mesmos, diversas tecnologias resultam numa gama de características diferenciadas. Atualmente os aparelhos auditivos digitais contém chips de computadores que convertem os sinais eletrônicos contínuos em sinais numéricos codificados. Desta forma, o aparelho digital pode executar um complexo processamento do som, como reduzir a intensidade de ruído de fundo, numa taxa extremamente rápida com alto grau de precisão. Esse tipo de aparelho, programado via computador, oferece grande flexibilidade na sua habilidade em casar sua resposta com a perda auditiva existente. Semelhante à tecnologia digital usada em CD players, câmeras, celulares; os aparelhos auditivos oferecem qualidade sonora e características sofisticadas.

Os novos aparelhos auditivos da Unitron são surpreendentes, pequenos dispositivos que podem mudar o seu mundo.

Como Funcionam os Aparelhos Auditivos

O que é um aparelho auditivo

Um aparelho auditivo é um equipamento eletrônico, movido a bateria, que amplifica o som, alto o suficiente para que seja ouvido confortavelmente por um indivíduo com impedimento auditivo. Consiste basicamente em um microfone, um amplificador e um receptor.

Entrada do Som

O microfone capta o som (energia acústica) que trafega no ar. No amplificador a energia acústica é transformada em sinais elétricos. Uma vez convertida, um conversor analógico ou digital (AD) troca estes sinais elétricos em números binários ou dígitos ( 0´s e 1´s).

Processamento

Os números binários são analisados e manipulados por um chip digital (DSP) para executar ações complexas e precisas. Esta série de número é então convertida novamente em sinais elétricos pelo conversor analógico ou digital (AD).

Saída do Som

O receptor troca os sinais elétricos novamente em sinais acústicos, e estes são enviados pelo canal auditivo até o tímpano.

O processo acontece muito rapidamente existem milhões de cálculos ocorrendo no aparelho auditivo a cada segundo.

Estilos de Aparelhos Auditivos

Existem cinco estilos principais de aparelhos auditivos usados hoje em dia. Cada estilo oferece diferentes vantagens, dependendo do desenho, tamanho e tecnologia. O preço do aparelho auditivo também é relativo à sua tecnologia e personalização para o usuário.

Microcic

O menor dos aparelhos auditivos do mercado, com a adaptação na segunda curva do canal auditivo, tornando-o completamente invisível. Sua qualidade sonora é a melhor do mercado, minimizando a sensação de ruído de vento e a oclusão. O Microcic é adaptável em pessoas que possuem perda auditiva leve a moderada.

Microcanal (CIC)

O segundo menor aparelho auditivo disponível, a adaptação do microcanal é interna ao canal, tornando-o muito discreto. Benefícios incluem apelo estético, som mais natural, microfonia reduzida, menos oclusão (” sensação de falar dentro de um barril “), melhoria no uso do telefone e diminuição do ruído de vento. CICs são adaptáveis em pessoas que possuem perda auditiva leve a moderadamente severa.

Intra- Canal

Aparelhos auditivos intra-canais são feitos sob medida para serem adaptados no canal auditivo, tornando-os de difícil visualização. Intra-canais são adaptáveis para pessoas que possuem perda auditiva leve a moderadamente severa.

Meia Concha

Meia concha são feitos sob medida para serem adaptados no ouvido externo, garantindo máxima performance e conforto. Meia concha são indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.

Retroauricular

Os aparelhos auditivos retroauriculares são usados confortavelmente atrás da orelha enquanto os sons amplificados viajam através do tubo para um molde customizado que se adapta seguramente à orelha. Porque eles são maiores podem acomodar pilhas mais potentes e amplificadores maiores que permitem máxima amplificação. A maioria dos aparelhos auditivos retroauriculares são compatíveis com equipamentos acessórios e são indicados para perda auditiva leve a profunda.

Concha

Concha são aparelhos feitos sob medida para serem adaptados no ouvido externo, garantindo máxima performance e conforto. São maiores do que os meia concha e são indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.

Retroauricular com Tubo Fino

Um pequeno aparelho auditivo ligado a um tubo fino transparente que direciona o som dentro da orelha. Esta adaptação “aberta” é muito confortável e discreta. É indicado para pessoas com perda auditiva leve a moderada em altas frequências.

Benefícios dos Aparelhos Auditivos

Se você tem perda auditiva, é encorajador saber que a grande maioria das pessoas que a possui pode melhorar significativamente sua audição e sua qualidade de vida com o uso de aparelhos auditivos. Os aparelhos digitais de hoje oferecem muitas vantagens como qualidade sonora superior, personalização ao seu estilo de vida, e grande conforto auditivo no ruído.

Aparelhos auditivos podem aumentar sua qualidade de vida e reduzir a maioria dos efeitos negativos da perda auditiva. Os benefícios incluem:

  • Ouvir conversas sem esforço, mesmo em ambientes ruidosos
  • Não precisar pedir aos outros para se repetirem
  • Entender amigos, parentes, a TV, rádio e cinema facilmente
  • Aliviar-se de sentimentos de isolamento
  • Melhorar a habilidade em determinar a origem dos sons
  • Ouvir claramente ao telefone

Dois Ouvidos São Melhores do Que Um

Hoje, médicos e fonoaudiólogos concordam que dois aparelhos auditivos são melhores do que um. Mesmo quando a perda auditiva é mais severa num único ouvido, existem muitos benefícios em usar dois aparelhos (amplificação binaural). Eles incluem:

  • Melhora da habilidade em distinguir as falas em ambientes normais e ruidosos
  • Melhor senso de equilíbrio já que o som é amplificado nas duas orelhas
  • Melhora da habilidade em determinar de qual direção o som chega (localização)
  • Possibilidade em ouvir em volume mais baixo do que se estivesse usando um único aparelho, permite maior conforto dos níveis sonoros