Um aparelho auditivo é um equipamento eletrônico, movido a bateria, que amplifica o som, alto o suficiente para que seja ouvido confortavelmente por um indivíduo com impedimento auditivo. Consiste basicamente em um microfone que capta o som em seu ambiente acústico e os transforma em sinais eletrônicos, um amplificador que amplifica seletivamente os sinais acústicos eletrônicos e um receptor que é um equipamento muito pequeno que altera os sinais elétricos e assim transmite o som para o ouvido.
A tecnologia dos aparelhos auditivos fica mais sofisticada a cada dia. Enquanto os componentes básicos dos aparelhos são os mesmos, diversas tecnologias resultam numa gama de características diferenciadas. Atualmente os aparelhos auditivos digitais contém chips de computadores que convertem os sinais eletrônicos contínuos em sinais numéricos codificados. Desta forma, o aparelho digital pode executar um complexo processamento do som, como reduzir a intensidade de ruído de fundo, numa taxa extremamente rápida com alto grau de precisão. Esse tipo de aparelho, programado via computador, oferece grande flexibilidade na sua habilidade em casar sua resposta com a perda auditiva existente. Semelhante à tecnologia digital usada em CD players, câmeras, celulares; os aparelhos auditivos oferecem qualidade sonora e características sofisticadas.
Os novos aparelhos auditivos da Unitron são surpreendentes, pequenos dispositivos que podem mudar o seu mundo.
Um aparelho auditivo é um equipamento eletrônico, movido a bateria, que amplifica o som, alto o suficiente para que seja ouvido confortavelmente por um indivíduo com impedimento auditivo. Consiste basicamente em um microfone, um amplificador e um receptor.
O microfone capta o som (energia acústica) que trafega no ar. No amplificador a energia acústica é transformada em sinais elétricos. Uma vez convertida, um conversor analógico ou digital (AD) troca estes sinais elétricos em números binários ou dígitos ( 0´s e 1´s).
Os números binários são analisados e manipulados por um chip digital (DSP) para executar ações complexas e precisas. Esta série de número é então convertida novamente em sinais elétricos pelo conversor analógico ou digital (AD).
O receptor troca os sinais elétricos novamente em sinais acústicos, e estes são enviados pelo canal auditivo até o tímpano.
O processo acontece muito rapidamente existem milhões de cálculos ocorrendo no aparelho auditivo a cada segundo.
Existem cinco estilos principais de aparelhos auditivos usados hoje em dia. Cada estilo oferece diferentes vantagens, dependendo do desenho, tamanho e tecnologia. O preço do aparelho auditivo também é relativo à sua tecnologia e personalização para o usuário.
O menor dos aparelhos auditivos do mercado, com a adaptação na segunda curva do canal auditivo, tornando-o completamente invisível. Sua qualidade sonora é a melhor do mercado, minimizando a sensação de ruído de vento e a oclusão. O Microcic é adaptável em pessoas que possuem perda auditiva leve a moderada.
O segundo menor aparelho auditivo disponível, a adaptação do microcanal é interna ao canal, tornando-o muito discreto. Benefícios incluem apelo estético, som mais natural, microfonia reduzida, menos oclusão (” sensação de falar dentro de um barril “), melhoria no uso do telefone e diminuição do ruído de vento. CICs são adaptáveis em pessoas que possuem perda auditiva leve a moderadamente severa.
Aparelhos auditivos intra-canais são feitos sob medida para serem adaptados no canal auditivo, tornando-os de difícil visualização. Intra-canais são adaptáveis para pessoas que possuem perda auditiva leve a moderadamente severa.
Meia concha são feitos sob medida para serem adaptados no ouvido externo, garantindo máxima performance e conforto. Meia concha são indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.
Os aparelhos auditivos retroauriculares são usados confortavelmente atrás da orelha enquanto os sons amplificados viajam através do tubo para um molde customizado que se adapta seguramente à orelha. Porque eles são maiores podem acomodar pilhas mais potentes e amplificadores maiores que permitem máxima amplificação. A maioria dos aparelhos auditivos retroauriculares são compatíveis com equipamentos acessórios e são indicados para perda auditiva leve a profunda.
Concha são aparelhos feitos sob medida para serem adaptados no ouvido externo, garantindo máxima performance e conforto. São maiores do que os meia concha e são indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.
Um pequeno aparelho auditivo ligado a um tubo fino transparente que direciona o som dentro da orelha. Esta adaptação “aberta” é muito confortável e discreta. É indicado para pessoas com perda auditiva leve a moderada em altas frequências.
Se você tem perda auditiva, é encorajador saber que a grande maioria das pessoas que a possui pode melhorar significativamente sua audição e sua qualidade de vida com o uso de aparelhos auditivos. Os aparelhos digitais de hoje oferecem muitas vantagens como qualidade sonora superior, personalização ao seu estilo de vida, e grande conforto auditivo no ruído.
Aparelhos auditivos podem aumentar sua qualidade de vida e reduzir a maioria dos efeitos negativos da perda auditiva. Os benefícios incluem:
Hoje, médicos e fonoaudiólogos concordam que dois aparelhos auditivos são melhores do que um. Mesmo quando a perda auditiva é mais severa num único ouvido, existem muitos benefícios em usar dois aparelhos (amplificação binaural). Eles incluem: